Crise Econômica Pode Estabilizar

Crise Econômica Tende a Deixar Preços Dos Alimentos Estáveis

Crise Econômica Pode Estabilizar

São vários os memes que circulam pelas redes sociais devido a alta do preço do arroz, o brasileiro com seu bom humor, fez a crise econômica ser menos desagradável. O produto chega a ter um aumento de quase 20% no ano.

Outros itens da cesta básica também tiveram alta no período, como feijão 30%, leite 23% e ovos 7%. Então a pergunta que vem: Será que vamos enfrentar uma inflação sem controle?

O mercado interno durante a crise

Segundo especialistas, a alta dos preços dos alimentos não deve ser estendido para outros produtos. Conforme, os especialistas, em primeiro lugar a um consumo interno maior. Por exemplo, podemos citar a classe média que parou de viajar, e passou a cozinhar em casa. Ao mesmo tempo houve o auxílio emergencial, que permitiu aos mais pobres também adquirir alimentos.

O mercado externo

Outro fator que impulsionou o aumento de preço tem relação com a taxa de câmbio, com a disparada do dólar, o mercado externo ficou muito mais interessante para o produtor, com o dólar ultrapassando os R$ 5,00 a exportação passou a ser lucrativa. Assim houve o aumento da exportação dos itens alimentícios.

Resultado da recessão ecocômica

Com menos produto no mercado, devido ao aumento da exportação dos nossos produtos, somado com o aumento do consumo da classe média e do acesso dos mais pobres ao auxílio emergencial, o mercado interno ficou com alta demanda e pouca oferta, assim o preço aumentou.

Como fica a econômia do Brasil ?

Temos muitos desempregados, empresas fechadas e outras a beira da falência, famílias estão endividadas, muitas negativadas nos sistemas de crédito. Desta forma a expectativa para o resto do ano não é boa, a tendência é deflação em diversos setores, pois o consumo esfriou, e aos poucos tudo vai voltando ao normal, a um novo normal.

Desta forma, a retomada da economia será lenta, pois haverá menos dinheiro no mercado, menos empresas funcionando. Em 2021 será um ano de muito trabalho para acertar o 2020.

O que pode ser feito

Aos governantes é necessário empenho, combate a corrupção, ao desmatamento, investimentos em infraestrutura, reformas políticas, tributárias e administrativas, entre outros, devem atrair o investimento externo, e amenizar os impactos econômicos sofridos no ano de 2020.

 

Leia mais 

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *