Privatização dos Correios

A privatização dos Correios, assunto que está em aberto desde o ano anterior. Certamente, agora já está em andamento, afirma general Floriano Peixoto. 

privatização dos correios
Empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil.

Privatização dos Correios empresas interessadas

Assim, o Ministro Fábio Faria afirma intenção de privatizar correios, e ainda divulga ter 5 empresas interessadas, mas citou apenas 4. Contudo, das empresas citadas, 3 são internacionais.
Em live, nessa quarta-feira (16), o Ministro das Comunicações, reafirmou o interesse na privatização da empresa de Correios. De certo, acreditando no sucesso do processo, Fábio cita quatro das cinco empresas interessadas, sendo elas: a brasileira Magazine Luiza, e as internacionais DHL, Amazon e a FedEx.

Na entrevista, ele fala que o encarregado de cuidar do processo seria o Congresso Nacional, com base em estudos estabelecidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Faria também citou de forma negativa a greve dos correios, afirmando que se a empresa fosse privada não teria esse problema. Disse também, que não é com greve que se consegue aumento de salário. São palavras do Ministro: “Estamos vivendo num momento em que todos precisam dar o seu melhor, não pode paralisar um serviço que entrega em todo lugar, inclusive equipamentos de higienização que ajudam no combate à covid-19”. Sobre os trabalhadores da empresa de Correios, disse: “Quem for bom vai continuar”.

Prós e contras sobre a privatização dos Correios

Embora, o Correios seja uma empresa que não tem concorrentes. Inesperadamente, não consegui mostrar bons resultados constantes a muito tempo. Contudo, em um passado um pouco distante a empresa conseguia ter lucros. Portanto, o problema pode ser apenas má gestão nos últimos anos. Intencional, ou não, tal má gestão fez abrir discussão sobre privatizar a estatal fundada em 20 de março de 1969.

Por outro lado, o atual governo, de Jair Bolsanora parece buscar encaminhar esse processo de forma rápida e definitiva. Todavia, não há unanimidade sobre o tema  

 

Leia mais 

2 Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *